Reflexão

20:19




Confesso que estes últimos meses me tem dado para a reflexão. Analisar quem sou, de aonde vim e para aonde vou. Talvez seja o fim de uma era (universitária), talvez seja o fim de uma relação, talvez seja eu a amadurecer. Tenho olhado bastante para trás, não só com um olhar saudosista mas maioritariamente crítico. Aprender com os meus erros, perceber o que fiz de errado e analisar más e boas escolhas. 

Tudo me moldou no que sou hoje e honestamente nem conto com os dedos de uma mão coisas que me tenha arrependido. Eu sei que sou uma pessoa complicada (oh porra, sou mulher e isso basta!), que tenho bastante "bagagem" e medos coleccionados ao longo dos anos... mas tenho uma força do tamanho do mundo, resiliente a tudo. Vergo mas não quebro. 

Até recentemente uma pessoa fez-me achar que podia ser "emocionalmente frágil". Que a minha ansiedade podia ser sinal de fraqueza. Mas hoje sei que é muito pelo contrário. Só alguém "emocionalmente forte" é que sabe que é importante a partilha dos medos, ansiedades e bagagem. Que partilhando o peso das coisas, este é divido e deixa de ser o meu problema e passa a ser o nosso problema. E só assim podemos lidar com o que a vida nos deita para cima. No ultimo ano e meio lidei de perto com a morte, o cancro, outros problema familiares e ansiedade completamente descontrolada ... nunca me deixei ir abaixo, segui sempre em frente. Verguei mas nunca quebrei. Lidei com tudo o que a vida me atirou e fui o suporte dos outros mesmo quando eu estava perdida. Se isso não é ser "forte" então não sei o que isso é!

Ser forte não é anestesiar os sentimentos até não poder fugir mais, depois levar com tudo de rajada em cima e colapsar. Ser forte é ter a coragem de admitirmos (pelo menos, a nós próprios) as nossas fraquezas.Ser forte não é achar que podemos levar ao mundo às costas sozinhos porque assim estamos destinados a fracassar. Ser forte é ter a dignidade de reconhecer quando não nos bastamos e precisamos de ajuda de fora. Ser forte é... tudo aquilo que não foste. 

Fica escrito para o ar ou então para a quem esta mensagem servir, porque infelizmente os reais destinatários desta mensagem nunca a vão chegar a ler. 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Bem, pelos acontecimentos que descreves foste mesmo muito forte! E esse tipo de reflexões são muito importantes porque nos fazem entender realmente acerca das nossas capacidades.
    Espero que tudo agora te corra bem!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que muitos de nós passa por esta fase, em que nos analisamos e percebemos que aqueles erros talvez fossem necessários para aprendermos o que sabemos hoje. As coisas acontecem porque têm de acontecer, também não me arrependo das escolhas que tomei, acho que tinha de ser assim.
    Sobre o ser forte, concordo inteiramente contigo, ser forte é admitir que precisamos de ajuda, que não estamos bem, é reconhecer os nossos medos e não nos tentarmos enganar a nós próprios. Enganarmo-nos nos irá fazer pior.

    R: Uma pessoa depois habitua-se ao frio ahah. Ainda por cima, estas casas de cidades académicas não têm aquecimento (poucas são as que têm), uma pessoa quase morre enquanto não aprende a lidar, lá andamos nós com aquecedores de divisão em divisão. No ano ano passado nevou cá (no fim de Março, imagina), mas a cidade ficou tão incrivelmente linda que valeu o frio :p

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste texto. Ha muitas maneiras de ser forte e de lidar com as merdas que vão acontecendo. Ser forte não é só saber lidar com o agora mas pensar em como dar a volta sempre por cima. Isso sim é complicado. Pelo menos para mim...

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada ^^ Eu vejo isso exactamente da mesma forma que tu. Beijinho!

      Eliminar
  4. Ai, Ella, que bonita reflexão. Fiquei mesmo emocionada. A sério. Sempre me soaste forte, por isso mesmo, porque não o encaras como suportar tudo sozinha. Este texto fez-me sentir ainda mais perto de ti!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que também tocou nas outras pessoas! Deixa-me de coração cheio ^^ É mesmo o apoio de todas as pessoas na minha vida e aqui que me tornam mais forte e mais resiliente para tudo o que a vida me atira.
      Obrigada pelo teu comentário ^^ Beijinhos!

      Eliminar
    2. E nota-se que cada vez estás mais resiliente. Muita força, fofita!!!

      Eliminar