Faculdade | Afinal como foi o meu mestrado?

15:57




Há uns tempos atrás a pedido duma menina escrevi um post sobre os mestrados. Expliquei quais os estatutos existentes e métodos de avaliação, falei das candidaturas a mestrado e comparei a licenciatura com o mestrado. Mas foi tudo muito genérico, não falei muito do meu caso em particular. 

Na minha faculdade e particularmente no meu curso (Engenharia Informática e de Computadores) tive acesso às cadeiras de mestrado antes mesmo de ter a licenciatura completamente concluída. Faltavam-me 3 cadeiras e optei por fazer o mestrado enquanto terminava essas cadeiras e correu bastante bem!  E só no segundo ano de mestrado (finalista), já de licenciatura terminada, é que tive o estatuto de aluna de mestrado.

O meu mestrado é feito à base de especializações. 4 cadeiras de determinado grupo educativo = 1 especialização e cada aluno pode fazer até 2 especializações por mestrado. Ao todo os alunos tem de fazer 12 cadeiras. 2 cadeiras de soft skills, 2 cadeiras opcionais (pode ser de outras areas, cursos e universidades) e as 8 regulares das especializações. 

No meu caso optei por só fazer uma especialização (Sistemas Empresariais)  e fiz as 5 cadeiras do grupo e juntei mais 3 cadeiras (visualização de dados, sistemas apoio à decisão e uma cadeira de base de dados) relevantes para o meu currículo. Para as opcionais escolhi uma cadeira do curso de Biomédica e outra do curso de Gestão. Tentei ao máximo ter um currículo diversificado e aprender o máximo possível de várias áreas complementares à minha especialização. 

O meu primeiro ano de mestrado foi muito semelhante à licenciatura foi só cadeiras (10 por ano). No final do primeiro ano tive de escolher o meu orientador e o meu tema de mestrado. Embora "oficialmente" haja uma listagem de temas por orientador disponibilizada para os alunos se candidatarem na realidade a escolha é feita antes. A listagem é apenas formal. Um mês antes da listagem ser publica os alunos já andavam a chatear os orientadores para saber que temas iam disponibilizar. 

No meu caso o meu orientador fez sessões de esclarecimento sobre os temas e tivemos a oportunidade de manifestar o nosso interesse. Quando a listagem foi publicada o tema já tinha sido proposto para mim. O meu tema foi a Transformação Digital.

O último ano de mestrado é composto por dois semestres, o do projecto (12 ECTS - Post sobre o que são ECTS) e o da dissertação (30 ECTS), que culminam em dois documentos formais com direito a discussão e a defesa da nota. O projecto é mais soft e é um documento pequeno (30 paginas) que funciona como declaração de intenções. Dizemos o tema, fazemos uma levantamento do estado actual da área de estudo, identificamos um problema, propomos uma solução para o problema  e explicamos como vamos avaliar e demonstrar a nossa solução. 

O semestre da dissertação é o mais trabalhoso. É o semestre em que realmente fazemos a tese. Implementamos a nossa solução ou em forma de ferramenta, software ou modelo e posteriormente vamos demonstra-la numa empresa real. O documento é bastante mais extenso (100 e tal paginas) e contem parte do projecto, a explicação detalhada da nossa solução e a sua demonstração. E frequentemente neste semestre os alunos escrevem também papers para conferências ou revistas cientificas .

A entrega e defesa da dissertação é a ultima etapa do mestrado. (Mentiraaa, a última é a espera pelo lançamento da nota e pelo certificado de habilitações!) 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu sou finalista este ano e o meu Mestrado tem a opção de fazer dissertação aplicada a um caso real de uma empresa, com estágio curricular :) É igual às restantes, mas é num contexto de aplicação de metodologias em vez de desenvolvimento de umas.
    Estou a ter base de dados este ano e estou a adorar :) Não venho da área de informática (sou licenciada em Gestão), e gosto imenso do que estou a aprender!

    ResponderEliminar
  2. Estou, neste momento, "embrulhada" na fase da dissertação! É meeeesmo o período mais trabalhoso do mestrado e de todas as etapas do ensino superior! Ansiosa por concluí-la! ;P

    ResponderEliminar
  3. O teu curso parece ser bastante interessante!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar