Período, o drama!

19:33





Apesar de cada vez menos ser tabu ainda se sussurra que se está com o período e que se precisa de material próprio para o efeito. Ao longo da minha década enquanto mulher fértil cruzei-me com diferentes criaturas (fêmeas e machos) com uma aversão ridícula ao tema período.

Convínhamos, é algo intimo não é propriamente algo que se anda a comunicar a toda a gente com detalhes mórbidos mas também não é assunto para levar à debandada geral quando ocasionalmente é mensionado!

Pergunto-me o que leva jovens informados de 20 e tal anos - homens, portanto! - a ter nojo só de mencionar o nome período ou menstruação. Como se fosse algo, pasme-se, contagioso e a praga dos nossos dias. E nós, mulheres impuras, ousamos partilhar com os nossos parceiros que não estamos na nossa graça habitual. Homens criados com mãe e irmãs em casa! Fascina-me como é que se vive 20 anos com uma pessoa que se menstrua e ainda não estão habituados ao tema!

E o mais ridículo disto tudo é que nem estou a inventar ou a exagerar para propósitos de chocar o leitor. Estes homem existem e eu, infelizmente, conheço vários. 

O meu irmão tem 19 anos e sabe quando estou com o período - nota-se, lamento, e ele não nasceu parvo - e até já teve de me ir comprar pensos ao supermercado. Munido da foto da caixa e da informação de qual o corredor certo e lá foi ele. Imagine-se, sobreviveu! Zero traumas até ao dia de hoje... 

Eu sou um free spirit no que toca ao período, namorado meu sabe sempre que estou com o período. Um homem que não aborda normalmente o tema período é um deal breaker.  Alias período implica que não há bebés a caminho portanto é algo que os dois devem estar informados e não só uma parte. E nós ficamos avariadas das hormonas - pelo menos eu fico sensível como tudo - e eles precisam de saber o que se passa. Felizmente o meu namorado tem exactamente a mesma visão que eu sobre o assunto e é bastante informado. Não só porque foi educado assim como sempre se interessou pelos dramas menstruais das namoradas que teve. É de louvar!

O meu período designa-se Mr. Red porque acho o nome fofo. E acho uma graça enorme aos nomes que as mulheres arranjam para "secretamente" se notificarem que estão "de molho". Ai ai secundário em que era frequente ouvir-se que "O Benfica jogava em casa" e que "as portas do mar vermelho se tinham aberto". 

A falta de conhecimento que muitos homens têm sobre o tema Período é tenebroso. Já me perguntaram se "estava sempre a sair" ou se "só saia uma gotinha ou duas por dia". Claro amigos, sempre a menstruar non-stop nós até usamos baldes, em vez pensos! E muitos nem sabem o que é o período, de que é feito e para que serve e que é apenas um problema nosso. Sim, porque a reprodução é feita a 1 e tudo. 

Ainda há muito homem e mulher que vive na idade média e com zero dialogo em casa e que é incapaz de lidar informadamente com coisas banais como o periodo e até o sexo (yep, mas isso é assunto para outro post! Isto de se ter andado num colégio católico encontra-se alminhas de bradar aos céus - ou basta ver o LOT da TVI que tem o mesmo grau de desinformação!) 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Felizmente nunca tive qualquer problema com o período... zero dores ou incómodos!

    ResponderEliminar
  2. Cuidado! Vou tocar-te e vais ficar todo infestado.
    Acho mesmo triste que uma parte significativa da população tenha tanto pudor a falar de algo que nos acompanha desde sempre e faz parte da reprodução natural do ser humano. Falar do órgão masculino a torto e a direito é super aceitável... bem... obrigada por teres esta maneira de pensar!

    ResponderEliminar
  3. Acho que não ser o tema usual da "conversa de sábado à noite" é normal. Afinal, apesar de ser um processo natural, é algo com que já estamos habituadas a viver. Falar disso ou não falar é igual. Um heads up é a coisa mais vulgar, até porque, como disseste, é cerca de uma semana que nos altera de todas as formas e mais algumas.
    Agora, existe uma grande diferença entre não ser um assunto usual e estar mal informado. Toda a gente devia estar informada acerca de algo tão vulgar como respirar. As mulheres porque acontece com elas, os homens porque acontece à volta deles. Quem diz este, diz outros assuntos, porque gente mal informada neste mundo é o que não falta.

    Xiá
    https://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo. Já mandei namorados meus ir comprar penso e troco de penso em frente ao meu actual namorado, caso ele tambem esteja na casa de banho. É uma coisa perfeitamente natural.
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  5. qual é a cena de dar nomes ao periodo? nao se pode dizer simplemente "estou com o periodo?!" XD para mim sempre foi uma coisa natural, nunca tive problemas com isto...

    r: eu também era assim, até começar a trabalhar e ver que se não me maquilhar pelo menos um bocadinho pareço um zombie comparado com as minhas colegas... a imagem conta demasiado. mais do que devia... é tudo aparências!


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  6. Ahahahah, adorei o texto, muito bem escrito e com um humor fantástico :)
    Quanto ao tema realmente é o prato do dia...

    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar