Europa, Jamaica, Tokyo fecham para nascer mais um hotel

7.3.16


Três bares icónicos dum prédio devoluto vão fechar para nascer mais um hotel. Ok, até aqui parece bem... a cidade esta velha, mal tratada e precisa dum ar novo. Faz sentido! Até que se olha para o local onde o dito hotel vai nascer e se repara que não faz sentido nenhum... construir um hotel rodeado de bares e degradação nocturna. Não faz sentido...  é só para quem não quer dormir! E para quê mais hotéis? Está-se a seguir um caminho catastrófico e assentar Lisboa única e exclusivamente no turismo quando devíamos estar também preocupado em atrair gente jovem para o centro da cidade e para os bairros históricos. E não apenas atrair turistas que ao final da estadia vão-se embora... Os preços são demasiado altos para casas, os prédios continuam devolutos e a cidade está a esvaziar. Deixa de haver consumo sem ser para os indianos e chineses que vende os imans para os frigoríficos que vem da china e sem qualquer qualidade.

Eu acho bem que pensemos nos turistas, alias eu cresci em Belém/Ajuda/Restelo! Cresci a ensinar os turistas a ir no 15 e a explicar onde era a torre de Belém e como se ia para a praça da figueira e quais os melhores sítios para se almoçar. E mesmo agora que já não moro lá continua a ser casa! Mas tenho pena que cada vez menos gente saiba o que é crescer em Lisboa, conhecer toda a gente, ter a cidade toda à distancia dum eléctrico, saber-se quem é a neta da D. não sei quê e não ter problemas em passar o dia na casa do vizinho.
Afinal que Lisboa é que querem que o turista conheça? A nossa ou simplesmente mais de algo fabricado? Não entendo. A terra é nossa e só é magica porque causa da gentes. Da simpatia, do amor, da simplicidade... isso é que os faz regressar! Não é o hotel, não é as novas atracções turísticas que só atrapalham a beleza duma cidade que dá tudo o que tem.

Lisboa não é só para turista! Lisboa é essencialmente para nós que somos alfacinhas de gema, que participamos desde pequenino em marchas e que todos os Verões temos um manjerico na janela  e cheio de orgulhos da nossa cidade. Porque só quando vou à minha terra é que os meus olhos brilham! E um dia para lá quero voltar! Porque a minha lisboa é lindaaaaaaaaaa! 

You Might Also Like

3 comentários