Vamos fazer as contas?

13.2.16



Já tinha mandado a boca à nova taxa dos combustíveis só de fininho mas hoje resolvi fazer as contas e ver se a "dica" do Costa - Deixar o carro parado, ir de transporte" - se aplica e como desconfiava é claro que não! E vim partilhar o meu caso pessoal, porque para mim é crucial saber se as minhas escolhas são as correctas ou nem por isso. Aquela ideia do "Tenho mais ou menos uma ideia daquilo que gasto" é a principal causa das pessoas não saberem poupar.

Ora vamos aos factos:



  • Para a minha zona de residência/ faculdade/ Casa dos meus avós/ Escola do meu irmão o meu passe teria de ser L123 que custa 67,65€
  • De carro demoro 5 mim até à faculdade e de autocarro 15 mim, mas só há autocarro uma vez por hora. 
  • O meu deposito tem as seguintes características quando meto a Gasolina simples 95: 

  • Eu por mês devo fazer 250 km máximo com o meu carro ou seja um deposito dá-me dois mês e meio... o que custa à volta de 20 euros mensais. Primeiro porque ando realmente poucos kms e depois porque sou poupadinha. Tenho imensa noção de onde gasto mais e onde posso reduzir no consumo. 
  • O meu carro custou 4000 euros com 7 anos em segunda mão e está excelente com 9 anos. Já tenho o meu carro há 2 anos e planeio te-lo pelo menos durante mais 4 anos. Se ele se portar tão bem como até agora. E quase de certeza que assim que começar a ganhar um carro novo não será a minha grande prioridade, portanto deve ainda durar mais. 
  • Contando que poupo 47,65 € mensais se ficar a trabalhar perto de casa (coisa bastante plausível), ao final de 6 anos amortizo 3430,80€ do investimento do carro.  Ficando com um défice de 569,2€. Que pelo conforto, pelo tempo, pela facilidade, o carro é raro fazer greve compensa para lá de imensooo!

Isto faz uma pessoa pensar, afinal todo o tempo perdido, o levantar demasiado cedo, o ter de levar com chuva e frio compensa? Para mim não! Se temos algum dinheiro de lado, vale a pena o investimento. Até porque se dividirmos a gasolina com quem faça o mesmo trajecto que nós, mais compostas ficam as finanças! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Pagava de passe 50€, de minha casa ao trabalho eram 2h para ir mais 2h para voltar (sem trânsito, com trânsito ainda era mais). Autocarros também só de hora a hora o que me fazia ter de levantar às 6h da amnhã para estar no trabalho às 9:30h. Comprei um carro, também em segunda mão. Agora levanto-me às 8h, saio de casa às 8:30h e às 9:20h estou a estacionar ao pé do trabalho. Em vez de perder 4h todos os dias em transportes, perco cerca de 1h30 (nem tanto porque quando saio do trabalho não costumo apanhar trânsito). Por mês são 20€ em gasóleo. Poupo então 2:30h por dia e 30€ por mês :p

    ResponderEliminar
  2. Acho que no teu caso realmente compensa (assim como no meu que somos 4 pessoas a usar o mesmo carro) mas para teres a certeza das tuas contas devias incluir também as despesas anuais (seguro, selo, revisão e pelo menos pneus).

    ResponderEliminar