Faculdade | O Meu Mestrado

23.1.16


Já não sei quem foi a menina da blogosfera que ainda há pouco tempo andava à procura de estudantes de mestrado para esclarecer duvidas. Ainda em agosto passado estava eu preocupada da vida porque ia começar esta nova fase e não sabia nada de como isto se processava. Portanto lembrei-me de partilhar o estado actual das coisas com vocês!! 

O meu estado actual: Aluna de licenciatura, finalista, que está a tirar em avanço cadeiras de mestrado.  (Para mais informações sobre o meu estado académico).

Um aluno de mestrado pode ser:

  • Aluno em licenciatura com acesso directo: Alunos que tem acesso directo a cadeiras de mestrado, e que tem o numero de créditos suficientes para a faculdade aceitar a inscrição a cadeiras de mestrado.
  • Aluno em mestrado: Isto é, já licenciado.
    • Acesso directo: Curso sem mestrado integrado mas que a inscrição no curso permite, sem concurso, a inscrição do aluno no curso de mestrado da área, nessa mesma faculdade ou noutro caso haja acordos.
    • Candidatura:
      • Mesma faculdade: Um aluno quer um mestrado cujo o seu curso não dá acesso directo e há um concurso interno com direito a critérios de selecção pré-definidos como média, proximidade de cursos,  créditos feitos... 
      • Faculdade diferente: Basicamente tu estas numa faculdade e queres um mestrado noutra e as faculdades não tem acordo. Costuma haver um concurso externo.
O mestrado também pode ser de, pelo menos, três formas:
  • Estático: Se tu entras em determinado mestrado. As cadeiras são fixas para todos os alunos.
  • Com especialidades: Pessoas no mesmo mestrado tem áreas diferentes de especialização. 
  • Major/Minor: (que é o meu caso) isto é, à "Americana" em que escolhes o teu major (que é basicamente a área do teu mestrado) e um minor (área complementar à que estás a tirar, menos cadeiras, menos importante.)
As cadeiras de licenciatura são muito mais difíceis que a de licenciatura? Não há uma resposta fixa, no meu mestrado não acho mas o meu namorado diz que sim (ele está a tirar programação mais hardcore e eu estou mais virada para sistemas de informação). Primeiro porque é a área que gosto logo há uma aptidão natural mas notei muito mais o excesso de trabalho avassalador. As cadeiras tem mais créditos. Os métodos de avaliação são distintos. Não senti os picos costumes na faculdade mas sim planaltos de trabalho.

Métodos de avaliação: Se antigamente os meus métodos de avaliação eram projecto + testes/Exame. Agora são:

  • Projecto + Testes
  • Avaliação continua + Exames
  • Entregas semanais
  • Um grande projecto
  • Projectos em comum com outras entidades externas à faculdade. 

Tenho 5 cadeiras todas com timing diferentes (felizmente)!!

Qualquer outra informação que queiram que eu acrescente ao post avisem ^^ 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Acho que essa menina era eu :p
    Continuo muito baralhada relativamente a mestrados, por não saber que área quero. Não sabia muitas das coisas que referiste, nem sabia que era possível fazer minor em mestrado. Estou a fazer um na licenciatura. E o facto de ter de mudar de faculdade para fazer o mestrado deixa-me mais preocupada, ainda mais.
    Obrigada pelo post! ;)

    ResponderEliminar
  2. Também tinha cinco cadeiras por semestre. Em relação à dificuldade e métodos de avaliação, julgo que varia com os cursos. Eu achei o mestrado e licenciatura MUITO mais fáceis que o ensino secundário, apesar de ter passado mais tempo a estudar. A carga horária era menor e o meu curso não tinha cadeiras de "encher", pelo que senti o mesmo entusiasmo em relação a todas. O único problema que encontrei no mestrado foi resultado da minha cabeça: como a turma era muito mais pequena, as aulas tinham um registo muito mais intimista, assemelhando-se frequentemente a conversas entre professores e alunos. Eu não gostava muito desse registo (prefiro escrever e não sou muito boa a falar sobre assuntos que estou a conhecer no momento e sobre os quais ainda não li) e tornei-me muito insegura. Fora isso, o mestrado foi quase uma continuação da licenciatura!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por este post, não fazia ideia que os mestrados funcionavam assim! E btw acho a tua área muito muito interessante :)

    ResponderEliminar
  4. A mim aconteceu-me o mesmo. Já estou licenciada e a frequentar o mestrado (terminei a licenciatura numa segunda-feira às 18h e às 18h10 estava na primeira aula de mestrado xD ) Noto imensas diferenças, especialmente na carga de trabalho que não permite pausas nem momentos mais relaxados.

    ResponderEliminar
  5. Ella, na altura vi o teu post e tenho algumas dúvidas sobre os mestrados! A minha situação é semelhante à tua, não acabei ainda a licenciatura e no final deste ano lectivo, na pior das hipóteses, fica a faltar-me uma cadeira. Na minha sei que posso inscrever-me a cadeiras de mestrado se tiver 150 créditos feitos (ou algo do género). Mas o meu objectivo é tirar o mestrado noutra faculdade, é possível nesse caso?

    Esta pode aceitar a candidatura quando me falta ainda uma cadeira, ou isso são regras que apenas se aplicam a alunos dentro da própria instituição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, eu não tenho total certeza mas acho que não. Porque é uma coisa por candidaturas externas, tens vagas , é preciso haver diferenciação de candidatos é como candidatar à faculdade sem ter o secundário. Mas se tiveres a fazer o teu mestrado, na tua faculdade, e a faculdade tiver protocolos com outras instituições e tu te inscreveres como opção livre, ou opcionais ou cadeira extra qualquer coisa semelhante ai podes fazer determinadas cadeiras a outras unis sem precisares de teres a licenciatura feita e sem precisares de sair do mestrado a que tens acesso sem teres de te preocupares com vagas. Mas mesmo as opções livre estão sujeitas a aprovações por parte dos coordenadores e departamentos. Espero te ajudado ^^ Boa sorte!!

      Eliminar
    2. Sim, tens toda a razão. É como no exemplo que deste em relação à candidatura à faculdade sem o secundário, a selecção tem que ser feita de algum modo (e esse é razoavelmente justo). Muito obrigado pelo esclarecimento. :) e boa sorte para ti!

      Eliminar