Todo um novo paradigma

21.9.15

Em mestrado, caso haja pelo menos um aluno inscrito em erasmus as aulas são dadas em inglês. Confesso que não estava preparada para começar as 8h da manhã a ouvir falar inglês, bem às vezes até nem português. Uma pessoa estranha mas depois entranha. Muda-se o paradigma e desliga-se o interruptor que percebe português e no final da aula liga-se de novo. O esforço é maior mas não note que esteja a perder nada das aulas. No inicio, em algumas cadeiras assustei-me, felizmente bem poucas, cheguei lá e aquilo era meio chinês mas ao final dum tempo comecei a perceber que afinal não era culpa minha, eram as manhas dos professores.

Quando alguém que morou 4 anos nos Estados Unidos começa a dizer knowledge mencionando o k, móney, manágement e bicosi  uma pessoa fica meia "aparvalhada". Foi o que mais me surpreendeu. Eu esperava boa pronúncia e uma fluência razoável e encontrei uma pronúncia terrível mas bastante fluência nos discursos. Só de imaginar aquela gente nos seus projectos europeus a falar do seu knowledge deve ser engraçado.

Mas acima de tudo, eu estou a gostar! Estou a começar a dar uso ao meu inglês, a aprender mais e espero no final do semestre já estar mais do que dentro das manhas dos professores. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. O meu primeiro ano da faculdade foi todo em inglês e adorei. Tive pena de o curso não ter sido todo em inglês. Depois havia um mestrado completamente leccionado em inglês mas não foi o que eu escolhi.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou no terceiro ano da licenciatura e já tive 3 aulas dadas em inglês e acho mesmo que isto é uma mais-valia para nós!

    ResponderEliminar