Citius - Portal das Finanças.

23.9.14



Para quem não sabe o Citius é o portal da justiça. Não sei se tiveram a par das noticias dos últimos tempos e do dito caos na justiça e o ataque ao departamento informático. Coisa que eu tenho e sinceramente me anda a dar a volta ao sistema. Para quem não sabe houve umas grandes alterações nos tribunais e consequentemente no portal que colapsou!! Impedindo a actividade usualmente realizada no site. 

Para quem sabe como realmente a coisa funciona por detrás os argumentos da ministra revelam estupidez. Para mim aquilo foi uma decisão de um tecnocrata que não percebe nada de informática que resolveu andar com aquilo em frente. Como é que simplesmente se fazem dois testes? Eu fazendo um site sem base de dados preciso de fazer bem mais como é que eles fazem só dois? É a receita para o desastre e duvido que qualquer engenheiro não o saiba.

Coisas desta dimensão não podem ser logo postas a funcionar assim, mas sim em projectos piloto. Que consoante os erros da interface se melhora à medida que se vai expandindo. E tal como no Citius a senhora ministra encalacrou aquilo tudo em vez de fazer mudanças piloto, desenhar um plano. Isto é o reflexo dos politicos de hoje. É preciso aparecer algo feito, não interessa o conteudo nem se está bem feito ou não. Desde que esteja feito algo e apareça que foram eles que fizeram é o que importa. E depois é desastre atrás de desastres. Este trabalhar para a eleição e para manter os tachos resulta nisto.

E claramente como ninguém sabe de nada a critica aos 6 mil euros que esses mesmo informáticos levavam... Pois é meus amigos no mercado de hoje 6 mil euros não dá para grande coisa num projecto como esse. Porque tenho colegas meus a levar metade sem licenciatura. E claro que ninguém se dispõe a fazer tanto por tão pouco. Porque bora lá para os states que se ganha o triplo. Não se diz que os gestores públicos ganham demais por concorrência aos do privado? Pois é o mesmo... aliás um engenheiro pode ser gestor. Alias há muito engenheiro a ganhar bem mais que os gestores. Adoro como se queima 6horas a tentar meter qualquer coisa a funcionar e do lado de fora ninguém vê nada e pensa que não se faz nada nem se queima a pestana... 

E que leio tretas e criticas que não são verdade ou são tão deslocadas da realidade que me doi a alma. Claramente em toda a santa aula ouço bocas dos professores das alarvidades que diz a ministra. 

Lamento todo esta minha rajada de opiniões mas encomoda-me demais para ficar calada. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. O problema foi mesmo esse, andar com uma coisa para a frente quando lhes foi dito que era dificil andar tão rápido, são milhões de processos, milhões de dados...

    ResponderEliminar
  2. São dois temas que eu não percebo nada, politiquices e informática! Mas compreendo a tua raiva, infelizmente sobre tantos outros assuntos.

    ResponderEliminar
  3. Isso é sempre assim, querem pagar pouco e resultados excelentes. É uma vergonha que as coisas estejam assim, mas honestamente não é surpresa nenhum, estava mesmo a ver-se que ia dar problemas. De resto, tanto menosprezam engenheiros, como professores, como enfermeiros, como quase toda a gente, uma tristeza.

    ResponderEliminar