Da faculdade...

23.8.14

Há um ano atrás estava eu aflita para saber se tinha conseguido mudar de curso. Não tenho saudades nenhumas... finalmente posso descansar. Foi no 12º saber se tinha entrado na 2ª fase (quando todos já sabias os seus resultados) e no ano passado sabes se tinha consigo trocar de curso. Uma confusão! Não tenho complexos nenhuns de ter entrado em 2ª fase. Acho que isso não de define de forma negativa, muito pelo contrário. Faz-me um caso de sucesso!!

Eu tive um azar medonho no meu ano de inscrição. Sai do exame de matemática com 9.5 quando a minha faculdade tem o requisito minimo de ser necessário a candidatura com 10. No meu ano houve uma enchente de alunos e por mais que tivesse media (e bastante boa para o curso) fiquei sem vagas para a segunda fase. Lá tive de me inscrever noutro curso e trocar este ano. Costumo dizer que só tenho orgulho em ser menina de 2ª fase porque ouvi tantas vezes que "és de segunda fase, a matéria já vai a meio nem contes em passar aos cadeirões" mas o que é certo é que passei. E as cadeiras que tenho em atraso (4) são todas resultantes da mudança de curso e não do ser de 2ª fase ou falta de estudo. Estou claramente na minoria das pessoas que tem mais cadeiras feitas mesmo sem ter nenhuma media que rebente com aquilo tudo. 

Estou orgulhosa. E quero muito que este 3º ano corra bem e que continue a ir tendo sucesso.

A todas as meninas/os que não se puderam candidatar na 1ª fase (como eu) ou que não entraram no que queriam não desistam!! Porque as outras fases não é para burros é para quem tem a coragem de querer entrar no comboio em movimento e abancar lá como os outros que entram na paragem certa. Sem regalias nem almoços grátis. 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu ainda não percebo muito disto mas fico feliz por estares a atingir aquilo que queres!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso deste post, tive colegas meus que entraram mais tarde que sentiam-se assim. É bom termos sempre o testemunho de outras pessoas e concordo perfeitamente contigo.

    Beijinhoooos :)

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Acho mesmo que isso de entrar na faculdade na 2a fase não significa mesmo que sejas pior que os outros que entraram na 1a

    ResponderEliminar
  4. Foste super corajosa, esses processos de entrar em segunda fase e de mudar de curso requerem coragem, paciência e nervos de aço. E foste inteligente, entraste noutro curso e depois soubeste não desistir e chegar ao que tu querias, contornaste os obstáculos todos. Os exames de matemática têm sido um escândalo, toda a gente se queixa. Eu não sei avaliar bem, porque como deixei de ter matemática quando fui para o secundário não tenho noção da dificuldade, mas noto que são demasiado grandes, por exemplo. E se a maioria das pessoas se queixa é porque hão-de ter razão. Consegues acabar o curso no terceiro ano e recuperar das cadeiras que tens em atraso ou vais ficar um semestre a mais?

    ResponderEliminar
  5. Claro que não são para burros, é ótimo estares feliz onde estás!

    ResponderEliminar
  6. Eu só me vou candidatar na segunda fase e não tenho problemas com isso. Claro que fico um pouco "nervosa" como não vou apanhar as aulas de inicio (caso entre).

    ResponderEliminar
  7. Eu tb entrei na segunda fase e nao foi por isso que tive mais dificuldades, na verdade, na minha faculdade, apenas entrei com 4 dias de atraso, por isso nao foi nada, esses 4 dias foram so apresentações. Claro que no segundo ano ja nao foi assim e agora no terceiro acredito que muito menos xD, mas no primeiro ano a minha faculdade faz uma semana de apresentações para que os da segunda fase nao percam nada.

    ResponderEliminar
  8. Na minha universidade ninguém tem complexos com os da segunda fase

    ResponderEliminar
  9. Eu também mudei de curso e não me arrependo nada. Somos nós que decidimos o nosso futuro! E ainda bem que estás feliz :D

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão!! Só chapadas de luva branca a quem gosta muito de falar mas estudar está quieto!!! De certeza que este ano também vai correr bem :)

    ResponderEliminar
  11. Tens toda a razão, Ella! Tiro o chapéu às pessoas que entram na segunda fase. Se os que entram na primeira já se sentem perdidos, nem quero imaginar... É preciso muito estofo!
    Os meus parabéns pela lutadora que és!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. O meu percurso foi uma confusão: Entrei na 1ª fase mas não era bem aquilo que queria porque não conseguia entrar nesse curso (as médias subiram imenso). Entretanto não me matriculei, inscrevi-me naquilo que realmente queria na 2ª fase. Não entrei. Inscrevi-me na 3ª fase naquilo que me inscrevi na 1ª. Entrei, e agora quero mudar de curso no final deste ano para aquilo que realmente quero e também vou ficar com cadeiras em atraso. Exige o dobro do trabalho tentar perceber aquilo que já foi ensinado antes, e já pensei em desistir muitas vezes, por não gostar do curso onde me encontro, mas acredito que vai valer a pena. Ler os teus posts sobre a faculdade deu-me motivação para continuar e neste momento tenho que ir estudar para 2 frequências. Parabéns por tudo o que conseguiste alcançar e espero terminar curso que quero e seguir o mestrado continuado.
    Beijinho

    ResponderEliminar