Ella na Cozinha | Tomates Assados

14.7.14
E porque ainda não tive tempo de fazer refeições mais elaboradas hoje vou falar de mais um ingrediente que adoro o Tomate.
Um ingrediente super versátil e que prefiro mil vezes usar natural do que molhos já feitos. Dá para todo o tipo de refeições.
É costume quando o jantar não é nada de mais eu fazer um pãozinho com algo mais interessante como entrada. As chamadas, bruchettas. As minhas preferidas são as de tomate e costumo fatiar o tomate e cobrir com queijo e deixar gratinar mas desta fez fiz diferente. Já andava com a pulga atras da orelha sobre levar o tomate a assar e depois de um episódio do chef Ramsey ficou mesmo decidido.

É uma entrada super simples mas um quanto ou tanto demorada. Cerca de 40-50 minutos.






Ingredientes:
5 tomates  -  3 pessoas em doses bastante generosas.
Louro
Manjericão
Oregãos
4/5 dentes de alho
Azeite
Sal
Açucar

Preparação:
Eu pessoalmente não aprecio muito as sementes do tomate portanto optei por os separar e retirar as sementes com a ajuda duma colher e uma faca. Seguidamente coloquei-os num tabuleiro previamente regada com azeite. Pulvilhei-os com açucar e sal. Posteriormente espremi  os dentes de alho sobre o azeite e os tomates e temperei-os a gosto. Há uma total liberdade para escolherem o que mais gostarem e tiverem em casa, não há como errar. Eu escolhi o manjerição, louro e oregãos. São misturas que funcionam lindamente.
Levar ao forno, pré aquecido a 200º (eu acho que isto varia muito mesmo de forno para forno). Deixar cozer 20 minuto e depois virar e deixar cozer outros 20 minutos.

Empratamento:
Eu usei os tomates e o molho resultante para regar e colocar sobre umas fatias de pão pulvinhadas com oregãos. Acabei por não fotografar o resultado das bruchettas mas aqui fica a imagem de como ficaram no lume. De comer e chorar por mais!!





You Might Also Like

7 comentários

  1. Tenho de experimentar depois digo te o que achei,e tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Escreveste órgãos em vez de oregaos, assustaste-me xD mas tem bom aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto , as vezes faço só para mim mesmo a gorda mas acrescento atum :O

    ResponderEliminar
  4. Tem bom aspecto, mas usas-te um tomate para cada fatia de pão?!

    ResponderEliminar