Educar é diferente de Ensinar...

6.7.14



Se há coisa que tenho reparado nos últimos tempos é uma degradação da educação em casa. Os pais parece que se demitiram do seu papel enquanto educadores e passaram-no para as escolas. Pergunto-me como uma instituição que tem o papel de ensinar alguem pode ensinar e educar ao mesmo tempo? Especialmente quando não tem tempo, nem é respeitada... Eu acho que a educação parte de casa, que é importante chegar ao mundo com valores e com respeito pelo próximo e por nós mesmos. Infelizmente cada vez menos se nota isso.
Parece que se esqueceram da importancia de fazer ver aos meninos o que é errado ao certo, de lhes mostrar que tudo tem consequencias sejam elas boas ou não, de que o não é uma palavra constante e que temos de aprender a lidar com ela.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Este assunto tem demasiadas vertentes mas concordo contigo. Hoje em dia a nossa juventude está demasiado desinibida. E, com os valores um pouco distorcidos e penso que quanto mais tarde, pior...

    ResponderEliminar
  2. Penso tal e qual da mesma forma!! E vejo um pouco isso com a minha irmã mais nova, os meus pais não lhe dizem não tantas vezes como dizeram a mim e isso faz notar bastante a diferença que existe entre nós as duas, não quero que dizer que não sou parva tem dias ou que não cometo erros mas que tenho muito mais respeito pelos meus pais isso é garantido.

    ResponderEliminar
  3. Numa das cadeiras que tive na faculdade abordamos exactamente isso, o facto de deixarem para os professores e outros tantos docentes o papel de educarem, quando por vezes nem liberdade têm para leccionar certas matérias .

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, Ella. A escola também educa, mas a base tem de vir de casa, porque lá não se fazem milagres.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão. Ainda para mais, os pais não incentivam as crianças a respeitar os professores. Pelo contrário...Assim, como podem os profissionais ensinar e educar ao mesmo tempo, se nem se conseguem fazer respeitar?

    ResponderEliminar
  6. Parabéns :) Foste aceite no Desafio ^^

    ResponderEliminar
  7. Também tenho reparado muito nisso. Normalmente vou às festas de final de periodo das minhas sobrinhas no pré-escolar e primeiro ciclo e fico espantada com certas atitudes das crianças e dos pais delas. Muitos pais pensam que a escola tem função de educar e ensinar e, alguns, quando os filhos fazem asneiras, ainda se riem e os defendem :\

    ResponderEliminar
  8. Concordo! Eu espero, sinceramente, que, quando tiver filhos, consiga educa-los da devida forma!

    ResponderEliminar
  9. E é por existirem pessoas que pensam como tu que sou uma futura educadora e professora de 1º Ciclo cheia de esperanças... Ainda bem que ainda há gente a pensar o mesmo que tu e a perceber os dois lados. beijinhos*

    ResponderEliminar