Opinião | A tourada...

3.6.14
Inspirado neste post da S* (Olé Touro) O meu comentário no blog dela que virou um post aqui.



ahahaha dois em um xD Post contra a tourada com direito a boca politica. 

A tourada é tal como foi o abordo, eutanásia e vinte mil temas alvo de mil e uma opiniões umas mais radicais que outras e eu, de certa forma, não me enquadro de entre as mais vulgares.

O que me incomoda na tourada não é o facto de o bichicho morrer ou ficar lá aos caídos porque nós não temos moral para sequer julgar isso. Seria hipocrisia, vindo de pessoas como eu que são omnívoros. Eu sou-vos sincera não conseguia ser vegetariana porque um bom bife da vazia é das coisas que mais me faz feliz. Adoro carne. E sabendo, mas optando (eu sei que é a saida facil...) por nem pensar nisso ou na hora de escolher talhos escolho aqueles que conheço à anos e sei a proveniência do bicho.

Todos sabemos que os animais à venda nos continentes, pingos doces e outros lados são tudo menos bichinhos de pasto que andam ali a vida toda contentes a comer ervinha... Aquilo são bichos criados em massa sem espaço, com ossos partidos ou deformados, injectados com hormonas e que a sua morte consegue ser ainda mais horrorosa que a sua vida. São animais que vivem para morrer. É assustador o que estes bichos passam mas nós não deixamos de os comer.
Como podemos armar-nos em inocentes e chamar todos os nomes aos toureiros se aceitamos os matadouros como são actualmente?

Acho que é incoerente, o que não signifique que apoie esta tradição bem pelo contrário. Acho errado fazer do sofrimento do bicho uma festa. Como que por cada bicho morto nos matadouros eles baterem palmas e saltarem como quem marca um golo.

Acho que se querem a tourada que a modernizem... inventem qualquer coisa. Os cavalos são lindos agora para quê espetar o touro... metam o touro a saltar ou a fazer o pino. No tempo dos romanos havia gladiadores uma tradição bem mais antiga que a tourada e não é por isso que a mantém. Há coisas que com o tempo deixa de fazer sentido e está é uma delas.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu também não sou vegetariana, mas a legislação portuguesa (e da maior parte dos países) contempla a insensibilização do animal no matadouro antes de o matarem.
    É a diferença entre eutanasiares o teu cão com ele a dormir e uma morte rápida ou andar a espetá-lo até sangrar e morrer e "fazer uma festa" como disseste.
    A meu ver é uma morte muito mais "humana". Não se pode comparar de de todo à tourada.

    Mas sim, também não me sinto totalmente "guilty-free" quando passo por umas vaquinhas num pasto e a seguir vou comer um hambúrguer...

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de ver tourada. Ponto. Acho horrível massacrar assim os outros.

    ResponderEliminar