Faculdade | O que são créditos?

12.6.14



Uma amiga minha que vai agora entrar para a faculdade perguntou-me: O que são os créditos e para que servem? E eu achei que era uma boa pergunta e que nem toda a gente está familiarizada com este termo e queria falar dele aqui.

O créditos são um medidor de esforço da cadeira, mas não necessariamente mais difícil.
Uma cadeira A que tem mais projectos e entregas semanais tem mais esforço do que uma cadeira B, que tem apenas 2 testes ao longo do semestre, o que faz com que a cadeira A tenha mais créditos que a cadeira B. Quando forem a fazer os testes da B até a podem achar mais difícil que a A.

A cada cadeira feita acumulamos créditos que reflectem as nossas competências. Por exemplo se o curso tem quase 200 créditos e tu estás apenas com 20 significa que ainda não progrediste muito no curso. Por exemplo, tens prazos para atingires dados créditos como para não prescreverem, para começares o mestrado, para seres considerado de dado ano...

Os créditos também são uma forma de construir a nossa media. Isto é se tens um 20 numa cadeira de 3 créditos não tem o mesmo impacto na media do que uma cadeira de 8 créditos. A de 8 créditos faz uma diferença maior,é mais vantajosa.

Esta é uma das unidades de medidas na faculdade e muitas das vezes não podemos comprar entre faculdades porque há diferentes ranges. O que numa faculdade é 8 créditos noutras é 6, a mesma matéria se for preciso.

Espero ter ajudado, qualquer coisa já sabem!!

You Might Also Like

11 comentários

  1. Falta um ano para eu ir para a Universidade :o

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que disseste, eu não sabia muito bem. Basicamente, é tipo pontos...?

    ResponderEliminar
  3. Antes de entrar na universidade não fazia a minima ideia que existiam créditos, foi uma surpresa para mim :)

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo e podem dar muitas dores de cabeça também!
    Beijinhos*
    Treze Mundos

    ResponderEliminar
  5. Excelente explicação. Rápida, simples e eficaz!

    ResponderEliminar
  6. ainda continuo sem entender

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma cadeira tem x horas semanais previstas (de aula + de estudo individual) essas horas previstas são convertidas em créditos. Quanto mais difícil é uma cadeira, quando mais tempo temos de despender a estuda-la mais créditos a cadeira tem. Geralmente os créditos vão de 1,5 até 8. E variam de faculdade para faculdade. Alguma duvida em concreto?

      Eliminar
  7. Disciplinas não obrigatórios dão créditos ? Além disso, créditos influenciam no Rendimento Global ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, o qualquer cadeira tem créditos, seja obrigatória ou opcional. E o aluno vai acumulando créditos. Só somos licenciados depois de determinado numero de créditos feitos. E na minha faculdade a média é feita com a nota juntamente o peso que a cadeira que (os créditos).
      Se tivemos um 18 a uma cadeira de 3 créditos não conta tanto para a média como um 18 a uma cadeira de 7.5 créditos. Portanto, sim... influenciam o rendimento global!
      Os créditos (ects) tem a ver com Bolonha, e acho que é única e exclusivamente europeu.

      Eliminar