Beauty Post | Cabelos encaracolados. Usar prancha sim ou não.

27.4.14
Bem parece-me que esta não é a minha praia logo não sei muito bem o que dizer nem como dizer, mas cá vai!

Eu tenho o cabelo encaracolado desde os 9 anos e sinceramente só foi piorando e frizando com a idade. Sou uma branca de neve autentica e não há misturas no sangue que me justifiquem a raiz tão frizada.
Deixo-vos uma imagem (abaixo) duma rapariga com o cabelo tipo o meu se bem que eu sou morena e ela loira. E apesar de ter caracóis bonitos. ( ligeiramente mais definidos do que a rapariga em baixo) a raiz péssima, super frisada.


Era impensável passar mais do que um dia sem o lavar porque ficava tão emaranhado da noite que era impossível arranja-lo! Um enorme e gigante erro!!

O que a maioria das pessoas que tem a brilhante frase do "aiii que horror não lavas o cabelo todos os dias, que nojo" se esquece ou não sabe é que as raizes do cabelo demoram 24h a secar. Ou seja lavar todos os dias significa que elas nunca vão secar durante anos a fio. É uma autoestrada para a queda de cabelo pois as raízes apodrecem.  Depois de 8 anos a ter as raizes sempre assim decidi que o melhor era desfrizar e passar a alisar do cabelo. E foi uma escolha super pondera e consciente e actualmente só vejo melhorias no aspecto do meu cabelo, muito mais saudavel!

Eu pessoalmente não tenho de todo o cabelo oleoso portanto, dia sim dia não ou de 2 em 2 dias é o tempo que deixo entre as lavagem. E segundo imensos estudos até é demais. Portanto não acabo por usar o ferro mais do 3 por semana... Temos de ser ponderados no uso, obviamente, quem o faz todos os dias só faz mal ao seu proprio cabelo porque o lava à mesma e o queima por cima.

E acaba por ser a melhor solução. Porque apesar de estragar sempre um bocadinho o cabelo, com os produtos certos consigo estar até quase 1 anos sem me aparecer uma ponta espigada!

Nunca esquecer um bom protector de calor de acordo com a temperatura do ferro que usam, usar champoo's ou mascaras de keratina para ajudar a regenerar e usar serum protector de pontas. 

O meu ferro é de 200º mas até esticar uma madeira de cabelo prefiro passar 3x do que passar só uma e o ferro deitar toneladas de fumo. E sentir o cabelo a ficar quentissimo. E cuidado não faça o fosso cabelo ficar ridiculamente esticado porque depois parece tudo menos natural e não é isso que queremos.
Imagem dos produtos que uso, actualmente o protector de calor não é o da pantene é outro que é mesmo de acordo com a temperatura de ferro que uso, é um da TRESemmé. 



E com os toques certos do ferro actualmente uso-o deste tipo: 


Não me preocupo porque com a humidade friza, não tenho de acordar meia hora mais cedo para tomar banho e lavar a cabeça, agora faço-o à noite porque preciso sempre de 30 mim para o esticar, e é bem mais bonito. 


A resposta é simples: Prancha? Sim! Temos é de conhecer o nosso cabelo e protege-lo.

You Might Also Like

7 comentários

  1. O meu cabelo é mais ou menos como o da última imagem que mostraste. Um bocadinho mais encaracolado e mais para cima. Eu adoro ver-me com o cabelo esticado por isso primeiro esticava-o imensas vezes. Nunca se estragou tanto assim, pelo menos eu não notei nada! Eu lavava-o, secava-o com o secador e depois esticava-o logo de seguida. Assim aguentava com o cabelo esticado até à próxima lavagem. Acho que usar protectores de calor ajuda imenso, protege bastante o cabelo!
    Agora fiz um alisamento progressivo, já há uns meses e deste então não tive que o voltar a usar a prancha, nem preciso. Gostei imenso do resultado :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que no fundo é mesmo isso, o mais importante é conhecer o nosso cabelo e tratar dele da melhor forma! Eu também uso modelador, obvio que não uso todos os dia 2x por semana e já é suficiente :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! O meu já é liso que e farta e ainda bem. Não sei se teria tanta paciência como tu :P
    Um beijinho <3

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho o cabelo encaracolado mas não tanto como o teu, fizeste um alisamento daqueles que se fazem no cabeleireiro?

    ResponderEliminar
  5. O meu cabelo é encaracolado e ondulado mas eu uso espuma para manter os caracóis definidos. Tem semanas que lavo o cabelo todos os dias. Depende do que fiz durante o dia, se transpirei muito e etc e isso faz com que no dia a seguir o meu cabelo precise mesmo de uma lavagem. Eu tenho uma prancha mas raramente a uso porque o cabelo é tão forte que volta ao natural passado pouco tempo. Não se aguenta 2h mais liso ou tipo a imagem.

    ResponderEliminar
  6. O cabelo como na última foto é super fofo!

    ResponderEliminar
  7. Eu raramente estico o meu cabelo. Para o fazer tenho de o fazer de manhã e não tenho tempo nem paciência. E eu também só lavo o cabelo dia sim dia não.

    ResponderEliminar