Tratar-te por você?

19.3.14


Foi educada toda a minha santa vidinha que os mais velhos trata-se por você e os mais novos por tu. Mas claro que cá em casa e as pessoas mais proximas trato por tu, incluindo a minha avó e uma ou outra amiga mais chegada dela, o mesmo com os amigos dos meus pais.
Incomoda-me que nem toda a gente tenha esta visão. Quer dizer acho normal traterem os avós por você, vá... admite-se... Agora os pais? Já acho de mais...

Quando entrei no meu básico e estive num dos grandes colégios de lisboa vi coisas que nunca pensei ver, coisas que deixam qualquer pessoa doida. Vi miudinhas de  3, 4, 5 anos a tratar as amiguinhas por você.
Não sei o que acham do assunto, a mim é algo que me complica a psique. Aqueles pequenos seres inocentes já marcados para se acharem tamanhas personagens e cheios de uma mania irritante.

You Might Also Like

15 comentários

  1. concordo contigo, é um bocado esquisito. :x

    ResponderEliminar
  2. oh meu deus.. a serio? eu trato só os desconhecidos por você.. e mesmo assim ás vezes tenho um lapso ou outro

    ResponderEliminar
  3. Sou da mesma opinião que tu. Também me faz imensa confusão. Tenho uns tios que vivem em Lisboa, e costumam cá vir nas férias de verão e faz-me imensa confusão ouvir os meus primos tratarem-lhes por você. E até esses meus tios e primos muitas vezes fazem isso comigo. É tão estranho. Por vezes pergunto-me se a minha tia é mesmo irmã do meu pai.

    ResponderEliminar
  4. Ver miúdos dessas idades a falar assim com os amiguinhos deve ser demoníaco. Felizmente nunca vi tal coisa.

    ResponderEliminar
  5. Sou da mesma opinião que tu :o
    Parece que quando alguém trata os pais por você existe uma barreira a separá-los! Parece que nem têm uma relação próxima.
    Não é por não tratar os pais por você ou até mesmo os amigos que deixa de existir respeito.
    Faz-me tanta confusão!

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre tratei os meus pais por você, nunca fui obrigada a tal (a minha mãe já me disse várias vezes que posso tratá-la por tu) mas é o hábito. Trato os mais velhos por você por uma questão de respeito, incluindo os meus pais :) Nada contra quem não o faz!

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo contigo! Faz-me espécie ver um filho a tratar o pai por você ou um amigo.

    ResponderEliminar
  8. Eu tb fui educada como tu e tb me faz confusão tratar alguém da minha idade por você, isso é se não for alguém de autoridade ou assim...

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre tratei os meus pais por "tu", assim como o meu padrasto e os pais do meu namorado querem que também os trate assim apesar de, ao início, me ter feito um pouco de confusão. às outras pessoas da família trato por "você". Excepto os meus primos pois mesmo os mais velhos sempre os tratei por "tu". Por vezes também vejo esses exageros!

    ResponderEliminar
  10. É mesmo demais! Eu nem os meus avôs trato por você!

    ResponderEliminar
  11. Eu estou habituada a chamar tanto os meus avós como os meus pais por tu. O mesmo se aplica aos tios e primos, as vezes lá existe uma excepção ou outra mas é raro.

    ResponderEliminar
  12. Concordo em absoluto contigo! Pais, irmão, tios, avós, primos direitos, segundo e terceiros (desde que chegados), amigos dos meus pais que conheço desde que nasci. Tudo por tu. Já o meu irmão não trata os tios, primos e amigos dos nossos pais por tu, é na terceira pessoa. Ele é mais velho e sempre foi posto à vontade para tratar por tu, mas nunca conseguiu.

    ResponderEliminar
  13. O que me mete mais confusão é os pais, não se deve de tratar um filho por você na minha opinião

    ResponderEliminar